Quantos e quais filmes indígenas você já assistiu?

Em consonância ao Abril Indígena e ao Acampamento Terra Livre 2022 (movimentos de lutas políticas, estéticas e espirituais dos mais de 300 povos indígenas do Brasil), fizemos uma lista de sites e plataformas onde filmes realizados por cineastas indígenas estão disponíveis:

1. Filmoteca do Vídeo Nas Aldeias 

O Vídeo nas Aldeias lançou uma nova plataforma de streaming (transmissão online) para os seus filmes. O projeto (hoje, uma ONG), fundado por Vicent Carelli, registra desde 1986 a realidade dos povos indígenas no Brasil e promove, desde 1997, a formação de cineastas indígenas nas aldeias. Já foram feitas mais de 127 oficinas, 8 mil horas de gravação e vídeos com mais de 31 povos.

Por meio deste link, é possível assistir a 88 filmes, em streaming ou por download, e que podem ser comprados ou alugados por uma semana. O objetivo do projeto não é apenas registrar culturas, mas revelar visões de mundo múltiplas e complexas. Segundo a organização, são vozes que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido submetidos os povos nativos no Brasil. Desde o princípio, a intenção é apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com as comunidades.

(via ISA – Instituto Socioambiental)

2. Canal de Youtube de Cineastas Indígenas

3. Filmes realizados por mulheres indígenas

4. Filmes da Plataforma – PARI-c

Este canal integra a Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à #COVID19 – PARI-c (www.pari-c.org), uma ferramenta de comunicação da pesquisa Respostas Indígenas à COVID-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global. A pesquisa, que se desenvolve ao longo de 2021 e é realizada inteiramente de forma remota, conta com uma rede de pesquisadores indígenas e não indígenas em todo o território brasileiro, e visa entender como os povos indígenas estão vivenciando a pandemia da COVID-19.

No canal, recomendamos aos filmes: Nossos espíritos seguem chegando – Nhe’ẽ kuery jogueru teri (15min, 2021) do Coletivo Mbyá Guarani de Cinema e COVID-19: Elemento Estranho (13min, 2021), da Olhar da Alma Filmes.

5. Na Plataforma do Itaú Cultural Play

Na Plataforma de streaming do Itaú Cultural há vários filmes de cineastas indígenas. As produções podem ser acessadas dentro das curadorias: “Cinema Indígena”, “Um outro olhar: cineastas indígenas”, “Alberto Alvares”e “Vicent Carelli”.

 

Ir para o conteúdo