CINEMAs indígenas

Esta editoria centra-se nas práticas audiovisuais e nos cinemas indígenas, suas comosvisões e cosmopolíticas. A produção audiovisual indígena no Brasil vem crescendo consistentemente nas últimas décadas a partir da produção de curtas, médias e longas-metragens de documentário e ficção realizados pelos próprios cineastas indígenas. Essa prática faz com que os povos originários passem de “objetos” para “sujeitos da produção”, uma vez que realizam autorrepresentações audiovisuais de suas próprias histórias. O cinema e o audiovisual passam a ser, então, marcadores para potencializar suas existências, resistências e a luta pelos seus direitos.


Nesta editoria você encontrará notícias, críticas, colunas e artigos sobre os mais diversos audiovisuais indígenas realizados na América Latina, especialmente no Brasil. Nas publicações realizadas aqui sempre é levado em consideração os cinemas indígenas (no plural mesmo) devido à vasta diversidade dos povos originários em nosso território. Ao fazermos isso, estamos tentando desconstruir mais de 500 anos de história contada do ponto de vista do colonizador.

Vale ressaltar que PPGCine desenvolve pesquisas de forma pioneira nessa área, ressaltando a importância do tema no Brasil e no exterior.

CONTEÚDOS MAIS RECENTES

Skip to content