Com o surgimento de redes sociais que concentram produções de vídeos na vertical – como são os casos do Snapchat, Vine, Instagram e, mais recentemente, o TikTok –, o formato tem conquistado cada vez mais atenção, fazendo emergir conteúdos mais sofisticados do ponto de vista técnico, que se misturam aos registros cotidianos dos demais usuários.
Em 2020, o diretor, roteirista e produtor Alexandre Paes Leme lançou, junto a Fernanda Paes Leme, a websérie Fake Live, que conta a história de uma atriz e influencer por trás das telas, abordando questões como solidão, amor e deepfake. Lançada no antigo formato IGTV do Instagram, a série possui nove episódios com durações que variam entre quatro e sete minutos. Após o lançamento do último episódio, a websérie já somava cinco milhões de visualizações na rede. A produção entrou para a seleção oficial do New York Latino Film Festival (2021), do TO WebFest (2021) e o Super 9 Mobile de Portugal (2021), recebeu indicação no festival die Seriale (2021) e ganhou o prêmio de melhor série vertical no Seoul Web Fest (2021).

Em abril deste ano, o criador de conteúdo Gustavo Stockler lançou uma websérie intitulada Fica Entre Nós, no formato reels, em seu perfil no Instagram. Com direção de Rodrigo Fernandes, a série narra o mistério em torno de um homicídio, em que Gabriel (Gustavo Stockler) é encontrado sem vida em uma reserva. Ao longo de nove episódios, seus amigos Duda (Thalita Meneguim), Cissa (Gabie Fernandes) e Bruno (Diego Cruz) se juntam para tentar solucionar o crime. Os episódios possuem duração média de três minutos cada. A produção está concorrendo no Rio Webfest (2023) nas categorias de melhor fotografia, melhor websérie, melhor atriz, melhor websérie de drama, melhor roteiro e melhor microsérie.
Alguns outros exemplos de narrativas pensadas para o formato vertical podem ser dados, inclusive, fora das redes sociais, como é o caso do curta de ficção BAILE (Summer Ball) (2019), da Novelo Filmes, dirigido por Cíntia Domit Bittar, que reúne uma série de seleções oficiais em diversos festivais pelo mundo: 66º Short Film Festival Oberhausen (2020), 21º Festival do Rio (2019), 44º Hong Kong International Film Festival (2020), 38º Uruguay International Film Festival (2020), 24º Inffinito Brazilian Film Festival, 23º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (2020), 43º Festival Guarnicê de Cinema (2020), 27º Festival de Cinema de Vitória, 24º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (2020), 19ª Goiânia Mostra Curtas (2019).
O formato vertical de enxergar o mundo certamente veio para ficar, tornando-se mais uma possibilidade a ser explorada quando o assunto é produção audiovisual. Apesar do tamanho reduzido de tela, não há dúvida da quantidade de experimentações que as telinhas podem proporcionar.