O FBCU, Festival de Cinema Brasileiro Universitário, foi o primeiro festival de cinema voltado para as produções estudantis e universitárias brasileiras, além do primeiro espaço de encontro nacional dos estudantes de cinema para trocas e discussões de temas que circundam o audiovisual. Ele foi criado por estudantes da UFF e teve sua primeira edição em 1995 em Niterói, tendo realizado um total de 21 edições.

Após um grande hiato, em Outubro será feita a Mostra “Crias do FBCU” que está programada para os dias 19, 20 e 21/10 com exibições no Cine Arte UFF.
 

Pensada como uma retrospectiva, a curadoria está sendo pautada num panorama histórico dos curtas-metragens que passaram pelo FBCU. Serão realizadas 5 sessões (uma no dia 19, duas no dia 20 e mais duas no dia 21), sendo 3 (uma cada noite) com debate após a sessão — espaços de troca entre os(as) realizadores(as) e produtores(as) mais velhos(as) e a nova geração de estudantes.

Sobre o Festival

O Festival Brasileiro de Cinema Universitário foi o primeiro festival de cinema voltado para as produções estudantis e universitárias brasileiras. Criado em 1995, o FBCU surgiu como uma necessidade dos estudantes de cinema – da UFF, ECA-USP e FAAP, os três cursos existentes na época – de criar um espaço próprio de exibição das suas produções. Já na sua primeira edição, o festival se tornou um espaço de encontro nacional dos estudantes de cinema, para trocas e discussões de temas que circundam o audiovisual e o fazer cinematográfico universitário.

 

Ao longo dos anos, muitos nomes da nossa cinematografia foram descobertos e prestigiados pelo Festival. Pessoas como Laís Bodanzky,  Marco Dutra, Juliana Rojas, Eduardo Valente, Felipe Bragança, Rosane Svartman, Marina Meliande, Júlia Zákia, Camilo Cavalcant, Eduardo Nunes, Allan Ribeiro, Bruno Safadi, Leonardo Mouramateus, Ziel Karapotó e muitos outros apresentaram seus primeiros filmes no FBCU, ainda como estudantes.

 

Sobre a Mostra Crias do FBCU

Com uma programação de 3 dias, a Mostra Crias do FBCU surge da proposta curatorial de revisitar os filmes exibidos ao longo das 21 edições do festival e será um primeiro passo para a retomada do evento tão caro à cidade de Niterói. Além de revisitar a memória e a importância do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, algumas sessões da Mostra trazem para conversar na sala de cinema realizadoras(es) e produtoras(es) que passaram pelo FBCU — tanto produzindo o festival quanto exibindo seus primeiros filmes — e que continuam atuando nas mais diversas áreas do mercado e do campo acadêmico audiovisual.

 

Você pode saber mais da mostra seguindo o Instagram @fbcu_festival

 

Seguem o calendários da sessões:

 

 

Skip to content