Entrevista feita por Elianne Ivo (Professora do PPGCine) e Pedro Luis Viana (Mestrando PPGCine). A apresentação é de Pedro Lauria (Doutor PPGCine e Editor Chefe do OCA-UFF).
Sobre a entrevistada:
Júnia Matsuura é produtora e consultora, radicada em Berlim desde 2013. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF (Brasil) e em Estudos de Cinema pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Ela também faz parte da rede EAVE .
Júnia é uma das produtoras do documentário “Salão de Baile dirigidos por Jurú e Vitã. O projeto antes intitulado “Guanabara Kiki Ball” participou em 2021 do Laboratório de desenvolvimento Campus Latino, do Conecta Chile. O documentário é um manifesto audiovisual realizado pela comunidade Ballroom Rio de Janeiro, composta por jovens LGBTQIA+ que vivenciam essa cultura afrodiaspórica surgida nos anos 70 em Nova Iorque. Ela também representou o documentário brasileiro “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, como Agente de Vendas no Docs for Sale no IDFA 2021.
Até março de 2023, Júnia trabalhou como gerente de marketing na world sales Pluto Film, supervisionando estratégias de marketing e distribuição. Júnia também estagiou no World Cinema Fund da Berlinale e trabalhou em importantes empresas alemãs, como One Two Films, Niko Films e The Match Factory. Além disso, Júnia trabalha com produtoras brasileiras, como Terra Bruta, Couro de Rato e Volta Filmes. Sua principal função é garantir laboratórios, fundos internacionais e um coprodutor estrangeiro adequado para projetos de longa-metragem e documentário. Como consultora ela também se encarrega de traçar estratégias de festivais e distribuição internacional.
Nesta entrevista, ela nos conta sobre seu percurso de formação e sobre os desafios de inserção dos profissionais recém formados no mercado de trabalho, além dos obstáculos de produção e distribuição de cinema, além das novas estratégias de negócios, a partir da participação em laboratórios de desenvolvimento, especialmente no território europeu. Júnia discorre sobre seus estudos no Brasil, a vivência universitária na França e na Alemanha, e compara as experiências em escolas de cinema nos três países, além, é claro, e falar sobre seus projetos atuais.
Foto por © Juan Yuste del Valle