Cavi Borges, é cineasta, produtor e ex-atleta de judô. É fundador da locadora, produtora e distribuidora Cavídeo e é considerado um dos principais produtores de cinema brasileiro independente contemporâneo.
A Cavídeo tornou-se referência no Rio de Janeiro, por conta de seu acervo de filmes até então cults e raros. Além da locação de filmes, a Cavídeo gradualmente passou também a organizar eventos como mostras, encontros, lançamentos de DVDs e livros, festas e, em 2009, passou a atuar também como produtora de filmes.
Formado em Cinema e Audiovisual na Universidade Estácio de Sá, Cavi passou a atuar como produtor e diretor de cinema. Desde o início dos anos 2000, figura como diretor e produtor em centenas de filmes independentes. Como diretor, realizou filmes de destaque como o documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois, Vida de Balconista e outros. Seus filmes foram exibidos em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, incluindo o Festival de Cannes, na mostra Semaine de la Critique, com o curta-metragem A Distração de Ivan. Como produtor, trabalhou ao lado de realizadores como Felipe Bragança, Luiz Rosemberg Filho, Sérgio Ricardo, Luiz Carlos Lacerda, Sabrina Fidalgo e outros.
Essa entrevista para o OCA – UFF (Observatório de Cinema e Audiovisual da UFF), realizada por Luciana Ponso, pretende compartilhar essa experiência com alunos, professores e pesquisadores a fim de enriquecer o debate acerca do fazer cinematográfico no contexto brasileiro e suas possibilidades.
Você pode assisti-la na íntegra abaixo: