Em um outra coluna lançada aqui no OCA-UFF, conceituei o suburbanismo fantástico, subgênero de filmes tipo E.T. – O Extraterrestre, Os Goonies e De Volta para o Futuro. São obras geralmente ambientadas em subúrbios de classe média ou cidades pequenas, em que um jovem/grupo de jovens, precisa lidar com a entrada do extraordinários em suas vidas (podem ser bandidos, viagens no tempo, palhaços assassinos ou até um “místico” professor de karatê, etc).
O suburbanismo fantástico da década de 1980 é marcado pelo um protagonismo branco, masculino, heterossexual e de classe média. Isto, por si só, constrói um certo “conservadorismo” narrativo nestes filmes. Afinal, se trata de um jovem privilegiado querendo retomar um status quo onde seus privilégios são mantidos. Aliás, não só retornar as condições anteriores, seu trabalho heroico vem com privilégios: geralmente na forma de reconhecimento de seus familiares, autoridades policiais e até de seus interesse românticos.
A boa notícia é que desde o início do chamado “suburbanismo fantástico reflexivo”, ciclo contemporâneo do subgênero, lá pelos idos de 2010 com Super 8 (uma grande homenagem a E.T. – O Extraterrestre), o subgênero veio ganhando o protagonismo de novos corpos – mulheres, negros, latinos, LGBTQIA+ etc. Isso, é claro, traz diversas possibilidades narrativas e sintáticas ao suburbanismo fantástico. Afinal, pense só, se o subgênero é marcado por “histórias de amadurecimento”, ele passa a poder contar as peculiaridades e diferenças do amadurecimento destes outros jovens.
Como vocês vão ver na lista que preparei abaixo, a Netflix é grande responsável destas mudanças – principalmente a partir de 2019 – ela veio investido pesado neste tipo de filme. Não dá pra deixar de imaginar que o sucesso de Stranger Things tenha impactado nessa decisão (imagem abaixo). Sem mais delongas, segue uma lista de filmes do suburbanismo fantástico contemporâneo para vocês assistirem.
Netflix
A Casa Monstro (Monster House, Gil Kenan, 2006)
Karatê Kid (The Karate Kid, Harald Zwart, 2010)
O Menino no Espelho (Guilherme Fiuza, 2014)
Goosebumps – Monstros e Arrepios (Goosebumps, Rob Letterman, 2015)
Jumanji: Bem Vindo a Selva (Jumanji: Welcome to the Jungle, Jake Kasdan, 2017)
A Babá (The Babysitter, McG, 2017)
It – Capítulo I (It: Chapter I, Andy Muschietti, 2017)
Bumblebee (Travis Knight, 2018)
Fim do Mundo (Rim of the World, McG, 2019)
A Gente se vê Ontem (See You Yesterday, Stefon Bristol, 2019)
A Babá: Rainha da Morte (The Babysitter: Killer Queen, McG, 2020)
Missão Pijamas (The Sleepover, Trish Sie, 2020)
A Grande Luta (The Main Event, Jay Karas, 2020)
Vampiros vs The Bronx (Vampires vs The Bronx, Osmany Rodriguez, 2020)
Manual de Caça a Monstros (A Babysitter’s Guide to Monster Hunting, Rachel Talalay, 2020)
O Halloween do Hubie (Hubie Halloween, Steven Brill, 2020)
Fear Street: 1994 (Leigh Janiak, 2021)
Fear Street: 1978 (Leigh Janiak, 2021)
Fear Street: 1666 (Leigh Janiak, 2021)
Amazon Prime
O Buraco (The Hole, Joe Dante, 2009)
A Vastidão da Noite (The Vast of Night, Andrew Patterson, 2019)
Aprendiz de Espiã (My Spy, Peter Segal, 2020)
Disney+