O cinema está cada vez mais presente nas escolas, por meio do empenho de diversos professores e projetos educativos. Progressivamente, busca-se o reconhecimento do cinema como parte essencial no processo de aprendizado escolar. Muitas ações vêm sido realizadas neste sentido. Uma delas é o desenvolvimento de festivais e categorias direcionadas aos filmes escolares.

Ou seja, filmes que foram produzidos e realizados por estudantes em contextos educacionais. O cinema no contexto escolar, além de ser uma linguagem que estimula o desenvolvimento de um olhar sensível, é também uma forma de expressão artística, de produção cultural e um potente meio de comunicação.

Espaço para a escola nos festivais

O Festival do Rio é um dos eventos de cinema mais tradicionais do Brasil. Em sua programação, temos a Mostra Geração. Nela, filmes, cujos histórias e temáticas tratam sobre questões pertinentes ao universo das crianças e dos jovens. Debates e formações para professores são oferecidos. Além disso, há a presença de filmes realizados pelos alunos.

O Cineop é outro exemplo, que, além de trazer na sua programação filmes escolares tem grupos de estudos voltados para a presença do cinema na educação. A última edição foi emblemática, pela elaboração da Carta de Ouro Preto 2024. Um texto que sintetizou os alicerces para o estabelecimento do cinema como parte integrante da educação básica.

Festival Curta CP2

Nesse sentido, escolas e instituições educacionais têm realizado e promovido festivais escolares. O tradicional Colégio Pedro II é um desses, e está promovendo a segunda edição de seu festival de filmes escolares. O 2º Festival de Curtas do Colégio Pedro II – Curta CP2.

O festival vai acontecer nessa sexta-feira (21/02/2025) no cinema Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ – Próximo ao Metrô – Estação Botafogo). A sessão começa às 9 horas da manhã.

Extensa programação

Na programação serão exibidos 34 curtas-metragens. As produções não são restritas ao Colégio Pedro II. Outras instituições como a Escola Municipal Luiz Delfino e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio também estão participando com produções de seus alunos. Um dos filmes selecionados da Escola Municipal Luiz Delfino (são 3 no total) foi, inclusive, exibido na Mostra Geração no Festival do Rio de 2024, cuja exibição foi no mesmo cinema Estação Net Botafogo.

Imagem: Festival do Rio

Essa programação é mais extensa ainda na página de YouTube do festival. Pelo grande número de filmes enviados, nem todos poderão ser exibidos no cinema, mas estão disponíveis em: https://www.youtube.com/@curtacp2

A duração de todos os filme será de 2 horas e 31 minutos, aproximadamente. Haverá, também, espaço para falas, perguntas, debates e premiação!

Skip to content