Sinopse: O documentário musical “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” narrado todo em primeira pessoa, busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 70.

Em  Luiz Melodia – No Coração do Brasil,o espectador é inserido na trajetória musical de um dos maiores ícones da música brasileira. Entre altos e baixos, Luiz Carlos dos Santos resistiu e manteve sua essência, colocando sua alma em cada composição. 

Uma joia do documentário é a montagem. Cria-se um enredo fluido e dinâmico, que intercala imagens de arquivo de diversas fases de sua carreira, ascensão e queda, para contar sua história com riqueza de detalhes. A montagem se entrelaça em imensa sinfonia com a narração em primeira pessoa do próprio Luiz, que dá a impressão de ter sido feita “sob medida”. Todos esses aspectos desenvolvem uma atmosfera crível, sem escolhas tendenciosas comuns em documentários com temática de artistas musicais em sua maioria elaborados por gravadoras ou por terceiros, afinal, trata-se da história contada pela própria pessoa que a viveu.

Explora com maestria o surgimento da figura “Luiz Melodia”, propriamente dita. Antigo liricista de Gal Costa e Maria Bethânia, ficou conhecido por bater de frente com grandes gravadoras e manter-se firme em seu posicionamento como músico que transita entre todos os gêneros, e não como um sambista comercial, imagem que seus produtores buscavam. 

Acredito que o ideal não seja definir essa obra como “A história de Luiz Melodia”, pois, de fato, se trata da história de sua carreira. Pouco se sabe de sua vida pessoal e família, além de sua origem humilde no bairro Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e de sua relação com seu pai, o também músico, Oswaldo Melodia.

Com canções que vem do coração, como descrito pelo próprio, Luiz sofreu diversos boicotes e por anos se manteve fora dos holofotes. O documentário explora justamente essas relações abusivas na indústria musical e a resiliência do músico em manter sua essência.  De forma geral, considero importante a experiência de assistir, confesso que eu mesma desconhecia que suas letras se espalhavam por toda a cena fonográfica brasileira e ultrapassavam as barreiras de sua própria carreira. Trata-se de um músico de extrema importância que foi desvalorizado por anos, logo, essa é forma correta de homenagear seu legado.

Ir para o conteúdo