Ser ou não ser.. um homem? Eis a questão. Já se perguntou o que faz alguém se tornar um homem? Bom, provavelmente existem muitas respostas para esta pergunta, mas focamos aqui no que o cinema estadunidense, ou melhor, o que o Suburbanismo Fantástico tem a dizer sobre isso!
Será que ele precisa ser um heroi? Dar um grande beijo na mocinha do bairro? Salvar sua família? Bom, no nosso segundo vídeo da Série Suburbanismo Fantástico, abordamos a questão do “Garoto Injustiçado”, ou seja, do pobre garoto ignorado que se torna homem nessas obras dos anos 1980.
Como apresentado no vídeo anterior, o Suburbanismo Fantástico é um subgênero de filmes em que jovens do subúrbio estadunidense encaram seres fantásticos, ou acontecimentos inesperados, até restaurar a normalidade da classe média.
Venha refletir mais com a gente sobre que ideal de homem era conveniente para os Estados Unidos e para o Governo Reagan naquela época, discutindo os conceitos de “Corpos macios” e “Corpos duros”, da teórica Suzan Jeffords. Venha conversar sobre como este ideal de masculinidade está completamente associado à branquitude e em como isso aparece nas obras mais queridas da Sessão da Tarde. Agora, diga você: e as mulheres? Onde elas ficam nessa história?