A primeira edição do Festival Kaapora de Cinema Indígena e Ambiental está com inscrições abertas até o dia 30 de maio para filmes indígenas realizados em todo o território nacional. Os filmes poderão concorrer aos prêmios nas categorias de Melhor Filme eleito pelo júri oficial e Melhor Filme eleito pelo voto popular. Para inscrição, os eixos temáticos são: Arte e Culturas Indígenas, Relação Sociedade-Natureza e Ativismo Ambiental Indígena.

O festival surgiu com o objetivo de trazer visibilidade aos cinemas indígenas e discutir a questão ambiental, uma importante causa levantada constantemente pelo movimento indígena, especialmente no momento atual de crise climática. Nesta primeira edição, o evento será realizado de forma híbrida, visando ampliar o acesso ao cinema produzido por cineastas indígenas.

O festival é fruto da colaboração entre Olinda Tupinambá e Samuel Wanderley e surgiu a partir da união de duas iniciativas anteriores:  a Mostra Amotara – Olhares das Mulheres Indígenas e a Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena. Além disso, vale ressaltar que esse evento foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo na Bahia.

O festival leva o nome da Kaapora, que é o nome designado a uma entidade indígena que mantém o equilíbrio entre a natureza e os seres humanos. Vale ressaltar que o evento é apenas uma extensão do Projeto Kaapora, que já existe desde 2016 na terra indígena Caramuru Paraguaçu como parte do esforço da comunidade indígena em restaurar sua terra ancestral.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do festival. Para dúvidas, basta enviar um e-mail para contato@festival.kaapora.green ou entrar em contato pelo Instagram.

Skip to content