Dia 16/12/2023, o Observatório de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense faz dois anos!

O projeto surgiu na pandemia, num momento em que entender como a Universidade poderia se expandir pro virtual se fazia mais emergencial do que nunca. Coordenado pelas professoras India Mara Martins e Elianne Ivo, do departamento de Cinema e Audiovisual da UFF, o observatório começou com um objetivo em mente: estreitar as relações entre a sociedade civil e a academia, cumprindo com o papel de dar maior acessibilidade a conteúdos, discussões e pesquisas até então restritas à Universidade.

Inicialmente, nossa equipe era restrita às coordenadoras e a seis estudantes da pós-graduação: Pedro Lauria, Vanessa Rodrigues, Julia Alimonda, Gledson Mercês e Sophia Pinheiro. Conforme os anos se passaram, novos editores adentraram nossa equipe: Rosália Figueirêdo, Brener Neves, Marco Antônio Bonatelli, Patrícia Adélia… Nesse ciclo de entradas e saídas, outros estudantes da pós-graduação e da graduação também se juntaram para somar ao projeto, fazendo com que a equipe crescesse ao ponto de não ser possível dar conta de todos os nomes. 

É isso mesmo. O OCA-UFF está maior e mais forte do que nunca. Se, em algum momento, alguém pudesse ter receio ou desconfiança de que o projeto seria abandonado conforme o retorno ao presencial… essa pessoa não poderia estar mais enganada.

E, assim, chegamos cheios de expectativas para 2024: um ano que simbolizará um novo momento para o OCA-UFF. Com uma maior presença de alunos da graduação (não apenas do Cinema, mas de toda UFF), o Observatório promete trazer mais conteúdo para vocês indo para além do material escrito: muito em breve, traremos mais curtas, videos-ensaios e podcasts originais. Além disso, novas editorias e editores também estão em nosso horizonte.

Mas… enquanto 2024 não chega… Vamos fazer uma pequena retrospectiva.

Primeiro, alguns números desses últimos dois anos:

– Somos 8 editorias (duas a mais que em 2022): Audiovisual e Educação; Audiovisual Ameríndio; Audiovisual Negro; Estudos do Insólito; Estudos Suburbanistas; Memórias, Preservação e Cultura Audiovisual; Novas Telas; e Questões de Gênero;

–  Temos mais de 1.150 seguidores no Instagram.

Publicamos:

– 1 Podcast;

– 7 Conteúdos em Vídeo;

– 15 Entrevistas;

– 32 Artigos;

– 47 Colunas;

– 51 Notícias;

– 80 Críticas.

Por fim, nada mais justo do que trazer alguns depoimentos daqueles que fazem o OCA-UFF:

India Mara Martins

Professora de Cinema e Audiovisual pela UFF, coordenadora do OCA-UFF

O OCA-UFF nasceu em 16 de dezembro de 2021, em plena pandemia de Covid-19, para ser um espaço de acolhimento de pessoas, ideias, reflexões, imaginários e amor pelo audiovisual. Também tinha a pretensão de se tornar um meio de divulgação das múltiplas e variadas pesquisas do PPGCine, em suas dimensões históricas, educativas, estéticas, afetivas, raciais e de gênero. Hoje concretizou parte de suas propostas e redimensionou algumas, mas continua sendo uma zona de liberdade expressiva e criativa, voltada para o acolhimento de todos que desejam transformar e melhorar o mundo através do cinema em suas diferentes perspectivas.

Pedro Lauria

Doutor em Cinema e Audiovisual pela UFF, editor geral do OCA-UFF desde 2021

O OCA-UFF é uma prova da potência da Universidade Pública e de seus pesquisadores. Um projeto movido pelo interesse e pelo amor de professores, estudantes e pesquisadores em divulgar o que está sendo feito e pensado dentro da Universidade. Em dois anos, pude testemunhar o projeto crescer, ampliar seus horizontes e ser abraçado pela comunidade, de tal forma que sinto ainda estarmos presenciando os primeiros passos do OCA-UFF.

Animado pelos colegas que se juntarão ao projeto, grato por todos aqueles que passaram e ajudaram a sedimentar o que ele é. 2024 vem aí! Vamos lá!

Julia Alimonda
Mestre em Cinema e Audiovisual pela UFF, editora de Questões de Gênero desde 2021

O OCA cresceu organicamente e é incrível ver como os esforços de todos os participantes construíram um espaço tão criativo e colaborativo. Ao longo desse processo, ele me proporcionou a liberdade de amadurecer minha escrita e tive a oportunidade de ler textos incríveis e aprender coisas novas. Neste último ano, tivemos um aumento massivo de contribuições de alunos da graduação, o que nos deixou muito orgulhosos, porque percebemos que o projeto cumpriu um dos seus objetivos e se tornou um espaço de união e cooperação entre a pós-graduação e a graduação.

Rosália Figuerêdo

Doutoranda em Cinema e Audiovisual pela UFF, editora de Audiovisual e Educação

O OCA -UFF surgiu literalmente como desenho de luz no momento em que vivíamos tempos atípicos e sombrios. A pandemia e tudo o que veio junto ainda provocavam muito desalento. E falar de cinema e audiovisual, sobre nossas pesquisas e poder ir além dela era um refrigério. Para mim, é uma felicidade fazer parte de um grupo de pessoas que pensam a sétima arte e o audiovisual como ferramentas que apontam direções, relações, reflexões e tantas possibilidades de entrelaçamentos com diversas áreas do conhecimento. OCA-UFF é liberdade! Viva o OCA! #SomosTodosOcaUff.

Brener Neves
Doutorando em Cinema e Audiovisual pela UFF, editor de Audiovisual Ameríndio desde 2022

O Observatório de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense desempenha um papel importantíssimo ao trazer informações, dados e atualizações sobre o mundo do cinema e do audiovisual a partir de vários campos: cinema indígena, cinema negro, cinema e educação, questões de gênero, etc. Isso tem ajudado alunos e professores a preservar e promover a cultura audiovisual para além da Universidade. É uma forma de democratizar o conhecimento também para as pessoas verem a ciência que é produzida dentro da Universidade.

Alexandre Berçott

Estudante de Cinema e Audiovisual pela UFF, revisor desde 2023

O OCA-UFF constrói um espaço muito importante no ambiente acadêmico, tanto de divulgação do que é produzido na Universidade, quanto de promoção da ação ativa do próprio corpo discente do curso, abrindo os horizontes para além das aulas. É incrível vê-lo crescer, com o empenho e dedicação da equipe, e comemorar mais um ano. Participar do projeto tem sido bastante importante para a minha formação, sobretudo por poder entrar em contato com a produção sobre cinema e audiovisual aqui divulgada, mas também por poder acompanhar seu desenvolvimento e contribuir, de alguma forma, para seu funcionamento. Enfim, o OCA reflete a importância e a força da Universidade Pública e se mostra cada vez mais fundamental nesse cenário. 

Ir para o conteúdo