A Flacso Brasil, convida pesquisadoras(es), professoras(es), profissionais do cinema e da educação e demais pessoas interessadas a contribuírem com o Caderno Flacso Cinemas, Educação e Diversidades. O Caderno, com organização de Juliana Lopes da Silva do Instituto Federal de Brasília e Edileuza Penha de Souza da Universidade de Brasília, tem como objetivo reunir contribuições dedicadas a refletir sobre os conceitos, temas, práticas e negociações de sentidos nas relações entre esses campos.

A série Cadernos Flacso é uma iniciativa da Flacso Brasil para a promoção de temas atuais em destaque na sociedade. Com o objetivo da ampla circulação dentro e fora da academia, se constitui como uma publicação com registro ISBN, digital, gratuita e de livre acesso. A edição do Caderno dedicada ao tema “Cinemas, Educação e Diversidades” tem como propósito refletir sobre qual é o papel que o cinema e a educação desempenham na promoção das diversidades. Ela busca pensar as relações intrínsecas entre cinema e educação com centralidade na diversidade e em como se manifestam nas dimensões éticas, estéticas e políticas para promover uma sociedade mais inclusiva, justa e consciente das diferenças e desigualdades existentes.

Procura-se expressar o contexto pós-pandêmico, sem perder de vista o impacto e os desafios impostos pela pandemia da Covid 19 no cinema e na educação. Neste sentido, refletir sobre o audiovisual na escola; as práticas educativas e projetos pedagógicos; as formações acadêmicas, profissionais e livres; a formação de professores; a formação de públicos; as políticas públicas; o audiovisual, educação e direitos humanos; e os impactos da pandemia no acesso à educação digital são alguns dos temas passíveis de serem abordados.

A não dissociação dos temas Cinemas, Educação e Diversidades é o desafio norteador da análise de questões políticas e sociais sob variados pontos de vista. É desejado ouvir as vozes de grupos marginalizados, promover debates sobre acessibilidade, comunidades tradicionais, classe, interseccionalidade geracional, decolonialidade de saberes, direitos humanos, educação inclusiva, justiça social, igualdade de gênero, interculturalidade, territorialidade, territórios, povos originários, relações étnico-raciais, sexualidade, entre outros temas relevantes que estimulem o pensamento crítico, o debate e a ação requeridos pela temática e publicação.

Caderno Flacso Cinemas, Educação e Diversidades

▪️Textos: Português ou Espanhol                                                                           

▪️Submissão: Até 31 de dezembro de 2023

▪️Envio: cadernos@flacso.org.br (indicando no assunto “Cinemas, Educação e Diversidades”)

▪️Normas de publicação: https://bityli.cc/BHT

▪️Chamada completa: https://bityli.cc/qpz   

Skip to content