Um dos filmes mais esperados do ano, Barbie, estreou ontem nos cinemas. E Greta Gerwig, em seu quarto longa metragem, cumpre as expectativas que promete. O filme conta a história de Barbie, uma boneca que começa a perceber que não é tão perfeita assim, entrando em uma grande crise existencial. E ao longo dessa descoberta, o roteiro da dupla Greta Gerwig e Noah Baumbach consegue construir críticas interessantes ao patriarcado, aos padrões de beleza, à forma como o cinema masculino constrói as personagens femininas e sobre como a boneca Barbie influenciou de forma negativa a percepção das mulheres sobre os seus corpos. Gerwig tem um timing de comédia perfeito e é emocionante ver o amadurecimento dela como diretora.
Antes mesmo da estreia, o filme começou a ser criticado por não ser feminista de verdade, já que é um produto hollywoodiano. Contudo, se analisarmos a obra dentro do contexto em que está inserida, é possível perceber que Gerwig usou o espaço que lhe foi dado para construir uma crítica ácida ao universo da Barbie de forma muito orgânica. É claro que o longa faz parte de um feminismo de mercado, é financiado pelas mesmas corporações que neste momento se recusam a pagar salários dignos aos roteiristas e atores, categorias que estão em greve neste momento nos EUA. Entretanto, dentre os filmes de grande orçamento hollywoodianos, nenhum deles fez críticas tão contundentes.
Mas o filme não é só isso: a direção de arte e o figurino são visualmente incríveis sem serem fúteis: eles são utilizados para construir a narrativa. É um filme que nos lembra que o cinema não é só falas de roteiro. É também construído através do não-dito: os subtextos, os movimentos dos atores, os cenários, as coreografias e os olhares ajudam a construir a narrativa. Barbie é um filme inteligente justamente por utilizar a visualidade e a comédia a seu favor, e isso é difícil de alcançar. Greta Gerwig, que já havia feito Lady Bird (2017) Adoráveis Mulheres (2019) e parte do roteiro de Frances Ha (2012), consolida sua carreira mostrando que é uma grande roteirista e diretora.