O curso “Cinema Negro Brasileiro: Estéticas, Narrativas e Filosofias no século XXI”, ministrado pelo cineasta e pesquisador Márcio Brito Neto, doutorando do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF), convida a todxs para participarem da aula aberta, com a presença do diretor Emílio Domingos, onde será exibido o filme “Favela é moda”. A aula ocorrerá dia 23/05/2022 (segunda-feira) a partir das 19h no IACS – UFF, sala -308, Rua Prof. Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói – R J.

O curso pretende ser um diálogo entre discentes e a filmografia apresentada em aula, a partir das abordagens estéticas, narrativas e filosóficas no interior do chamado “Cinema Negro” brasileiro.  As aulas partem da transdisciplinaridade do Cinema e do Audiovisual, com os campos da Filosofia Africana, com bases nos princípios do Ubuntu, bem como com os pensares negres sobre aspectos sociológicos e políticos, que atingem as populações negras brasileiras. Essas representadas pelos realizadores e realizadoras convidadxs às aulas, para comentarem sobre os filmes. Assim, a disciplina é um profundo diálogo, amparado pela dinâmica do bate-papo, a fim de ser um espaço de desenvolvimento do conhecimento sobre o campo do Cinema e do Audiovisual que trataremos. Conta com uma bibliografia base para consulta com autores negros e negras que tratam dos conceitos aplicados na dinâmica natural das aulas.

O curso faz parte da pesquisa de doutorado “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu e o Cinema Negro Brasileiro”, desenvolvida por Márcio Brito Neto, orientada pela profa. Dra. Mariana Baltar e co-orientada pela profa. Dra. Janaína Damaceno.

Ir para o conteúdo