A Linha de pesquisa Investigações Negras sobre o Cinema e Audiovisual Afrodiaspórico (INCAFRO) apresenta:

“DIÁLOGOS NEGROS COM O CINEMA BRASILEIRO”.

Os encontros fazem parte da terceira fase da pesquisa  de doutorado “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu  e o Cinema Negro Brasileiro”, desenvolvida pelo cineasta e pesquisador Márcio Brito Neto (@marciobritoneto), doutorando do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A pesquisa é orientada pela profa. Dra. Mariana Baltar e co-orientada pela profa. Dra. Janaína Damaceno. 

No dia 03/05 acontece a primeira live com os seguintes participantes:

Fábio Rodrigo (@fabioraps.rodrigo) realizou o seu primeiro curta-metragem, Lúcida (2016),  com esse recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem do Festival de Cinema de Gramado pelo júri da crítica. Em 2018, recebeu o prêmio de Melhor Diretor, por Kairo (2018), na estreia, também no Festival de Gramado.  Kairo ainda foi selecionado para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e mais de 30 outros. 

Edileuza Penha de Souza (@edileuzapenhadesouza) Professora, Documentarista e Pesquisadora, dirigiu: Filhas de Lavadeiras (2019), no 8º Festival Internacional de Curtas de Brasília ganhou o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem, Melhor Curta-Documentário no Festival É Tudo Verdade. Dirigiu ainda Mulheres de Barro (Brasil, 2015); Sem Limites (Cuba, 2013 ); Um Peso por um Chiste (Cuba, 2013); e outros.

“DIÁLOGOS NEGROS COM O CINEMA BRASILEIRO” é uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Os encontros virtuais acontecem toda terça-feira, às 19h, no Instagram Latitudes Africanas, até abril de 2023. A cada semana dois novos realizadores negros e negras de Cinema e Audiovisual no Brasil, apresentam suas trajetórias.

Ir para o conteúdo