O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África e Caribe e outras diásporas chega aos seus 15 anos sendo um evento de referência nacional e internacional por privilegiar e valorizar o olhares dos cineastas com ascendência africana no mundo. Hoje é considerada a maior janela de cinema negro da América Latina.
Zózimo Bulbul, idealizador do Encontro de Cinema Negro, utilizou suas produções cinematográficas como forma de questionar o racismo e afirmar as contribuições históricas da população negra para a construção do país. A continuidade de seu legado é uma aposta na juventude negra para uma reflexão de um futuro possível com temas como ancestralidade, memória e vestígios.
Em 14 anos de realização, foram exibidos mais de 800 filmes do Brasil, África, Caribe e outras Diásporas em aproximadamente 600 sessões exibindo filmes de mais de 180 cineastas africanos, 40 do Caribe, 50 de Outras Diásporas e 500 cineastas brasileiros.
Em 2022, o Encontro de Cinema Negro Zozimo Bulbul chega aos 15 anos. O evento ocorrerá entre os dias 26 de outubro e 01 de novembro no Cine ODEON presencialmente e com alguns filmes em destaques na plataforma online da Innsaei.
As inscrições estão abertas até o dia 10/05/2022. Para inscrever filmes, consultar o regulamento e demais informações, acesse AQUI.
Texto originalmente publicado na página de inscrição do Encontro.