É com muito prazer que trazemos nossa primeira entrevistada do OCA-UFF: Vera Zaverucha, uma das responsáveis diretas pela criação do Observatório do Cinema e Audiovisual da ANCINE. Nessa conversa ela fala sobre a criação da ANCINE e de seu observatório, traça um olhar histórico sobre aquele momento, conta casos e expõe vontades e perspectivas para o futuro.
Um pouco mais sobre nossa convidada:
Vera Zaverucha é graduada em Comunicação Social pela UFRJ e tem Especialização em Regulação realizada na George Washington University, em Washington DC, EUA Foi diretora de produção, trabalhou no Instituto de Cinema de Moçambique (1980-1982)
Atua há mais de 30 anos na área pública ocupando diversos cargos nas instituições responsáveis pelas políticas para o financiamento ao setor cinematográfico. Em 2000, integrando a equipe da Casa Civil do governo FHC, assessorou o Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, que culminou na criação da Agência Nacional de Cinema – a ANCINE.
Atuou como assessora chefe da Presidência da Ancine e como Superintendente de Acompanhamento de Mercado, tendo proposto e coordenado a criação do OCA – Observatório do Cinema e do Audiovisual. Em junho de 2011 foi nomeada Diretora da Ancine, pelo governo Dilma, para um mandato de 4 anos;
É professora na FGV, palestrante em diversos eventos ligados a Industria Audiovisual no Brasil e consultora.
Participaram dessa entrevista:
India Mara Martins – Coordenadora do OCA-UFF
Pedro Lauria – Editora Geral e Editor de “Cinema e Streaming”
Gledson Mercês – Editor de Cinema Negro
A entrevista na íntegra você encontra abaixo: